Administração de Medicamentos

Medicamento Propofol e o Rei do Pop Michael Jackson

Propofol e o Rei do Pop Michael Jackson - Vem entender a relação desse potente medicamento com nosso para sempre querido MJ!

16/1/2024

Vem comigo que no caminho eu te explico!

Conhecer e dominar medicamentos não é uma tarefa fácil! Mas é imprescindível para aqueles que querem ser PROTAGONISTAS no cuidado e para aqueles que querem ser REFERÊNCIA por onde passarem!

Principalmente porque o preparo e administração de medicamentos são atividades corriqueiras dos nossos plantões e justamente por isso são extremamente suscetíveis a erros (infelizmente, todos os anos no Brasil, mais de 8 mil vidas são perdidas por erros com medicamentos...)

Mas qual a relação do eterno rei do Pop Michael Jackson e o Propofol?

O maior artista pop do mundo era dependente deste medicamento e fazia uso quase que diariamente deste medicamento, em doses mais baixas para as dores que ele sentia.

Infelizmente, no fatídico dia de sua morte, ele acabou aumentando a dose e sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR)... Uma perda irreparável para o mundo!

Mas vem cá, bora conhecer um pouco mais a fundo o Propofol?

O propofol é um sedativo de ação rápida e curta. Usado em procedimentos cirúrgicos, pacientes em ventilação mecânica e na sequência da intubação.

Ele tem cor branca leitosa. E isso é devido a sua fórmula com “água e óleo”. Está aí o porque devemos ter cuidado na administração dele em pacientes com problemas de triglicerídeos. 🥛

Pode ser feito EV (endovenoso) puro ou diluído (em SG5%). Após a diluição tem estabilidade de 12h.

Hoje a maioria dos propofol já vem numa seringa pronta para uso.

Este medicamento tem um risco aumentado de infecções, isso porque não contém conservantes, devendo o profissional estar atento a sinais flogísticos no acesso (periférico ou central).

ATENÇÃO: Não é recomendado o uso em neonatos!

Cuidados de Enfermagem:

😷Atentar para FR, FC e PA ;

😷Atentar para inserção do acesso venoso;

😷Atentar para efeitos colaterais como: convulsão, bradicardia, arritmias cardíacas e urina esverdeada.

Espero te ajudado!

Abraço, Prof. Rafa Albuquerque ❤️

#EnfermagemProtagonista

OLIVEIRA, RG. Blackbook Enfermagem. Belo Horizonte, 2016.

Mais conteúdos para você: